Eliminação do "formulário de IR sem vínculo" da Univ. Coimbra para candidaturas a projectos

Para: Ex.mo Sr. Vice-Reitor para a Investigação da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Amilcar Falcão

Nos últimos concursos para projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Universidade de Coimbra tem vindo a exigir aos seus investigadores doutorados “sem vínculo à instituição” (bolseiros de pós-doutoramento, bolseiros Cientista-convidados, investigadores FCT, entre outros) que, quando são Investigadores Responsáveis (IR) por um projecto, peçam a um docente da Universidade (quer esteja ou não no projecto) que se responsabilize pelo mesmo, assegurando “a execução do projecto” e “a continuidade dos trabalhos científicos e técnicos” caso o IR altere a sua afiliação institucional.
Consideramos que este pedido, que não é praticado noutras universidades e unidades de investigação, é inaceitável, retirando aos IRs a sua verdadeira responsabilidade sobre o mesmo, pondo em causa a sua autonomia científica e sobrepondo interesses de natureza puramente económica aos interesses científicos dos projectos. Por um lado, o IR é por definição o autor da ideia por trás de um projecto e o aglutinador de investigadores à volta do mesmo, pelo que não faz por isso sentido que outro investigador fique com a responsabilidade da execução do mesmo. Esta declaração é talvez ainda mais desadequada, quando o investigador é convidado para fazer parte da equipa de um projecto de outra universidade, já que esse convite tem como objectivo a agregação do know-how desse(s) investigadore(s).
Para além disto, do ponto de vista do docente que assina a declaração, essa assinatura poderá representar uma imposição, já que pode ser unicamente a forma a viabilizar a candidatura de outro investigador, mas sem que tenha interesse científico no mesmo, esteja interessado em gerir a restante equipa do projecto, ou sequer tenha a possibilidade de lhe dar resposta, dado a especificidade das áreas de investigação ou a existência de outros compromissos.
Por último, a UC está também a sobrepor-se aos interesses do financiador, a FCT, já que quando um investigador sai da Universidade de Coimbra terá de o comunicar e será a mesma a decidir qual o futuro do projecto.
Desta forma, com esta petição pretende-se a abolição do referido formulário de “IR sem vínculo” para qualquer concurso futuro a projectos de investigação.

Esta petição foi criada em 19 Fevereiro 2015