Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pelo direito ao trabalho dos trabalhadores da Segurança Social

Para: Primeiro MInistro, Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Presidente do Instituto de Segurança Social, PSD, PS, CDS, PCP, BE

Cerca de 700 trabalhadores do Instituto de Segurança Social foram confrontados há poucos dias com a decisão do MSESS de os relegar para o regime de reafetação e requalificação, regime este que implica não só a perda significativa de remuneração, como a sua colocação num regime de inactividade laboral que compromete um direito constitucionalmente garantido, conforme os artigos 53 e 58 da CRP.
Esta decisão foi conhecida sem serem informados os fundamentos técnicos da mesma, tendo como o intuito central a diminuição da despesa do respetivo organismo. Neste sentido não teve em consideração as necessidades identificadas de reforço dos recursos humanos do ISS que são manifestamente reconhecidas, que, como muitos são sabedores, têm vindo a ser supridas pelo recurso a contratos emprego inserção.
Por outro lado, e contrariamente ao que têm vindo a ser propalado, estes trabalhadores não se encontram inactivos, sem desempenharem quaisquer funções, já que como se pode facilmente comprovar, estão afetos a serviços específicos do ISS,IP e a ocupar postos de trabalho concretos.
Deste modo, a decisão de os afastar do exercício das funções que actualmente desempenham, além do prejuízo que advém para as respectivas vidas pessoais e profissionais, constitui um acto de gestão que compromete o cumprimento da missão do referido serviço, dificultando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Por tudo isto, os peticionários reclamam pela anulação urgente do despacho que desencadeou este processo restituindo a esses trabalhadores e às suas famílias o direito a terem um futuro condigno e a continuarem a prestar um serviço essencial à comunidade.





Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 Novembro 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.