Alimentação dos alunos do Colégio Santo André

Exmª. Senhora Diretora do Colégio de Santo André

Assunto: Funcionamento do refeitório

Considerando que:
1 – Uma alimentação saudável e equilibrada é um pilar essencial para o desenvolvimento dos nossos educandos;
2 – No atual contexto é essencial assegurar um serviço de refeições para a grande maioria dos alunos;
3 – O número de refeições este ano tende a acompanhar o aumento do número de alunos;
4 – Por diversas vezes, sobretudo ao longo dos últimos anos, os encarregados de educação têm feito chegar aos diretores de turma as suas preocupações em relação às refeições servidas no colégio;
5 – São vários os episódios que comprovam o mau serviço prestado, desde comida fria, crua ou mal confecionada, até pratos desequilibrados na relação entre carne/peixe e acompanhamento, passando por alimentos com demasiada gordura e higiene de tabuleiros e talheres deficiente;
6 – Se repetem as situações de troca de ementas, sem qualquer aviso prévio, tendo-se verificado já este ano (2ª quinzena de Setembro) de num dia em que a opção de carne não esteve disponível, apesar de ter sido dada a possibilidade de escolha anteriormente;
7 – Recentemente se registou uma situação de intoxicação alimentar que atingiu alunos e professores, sendo que alguns destes tiveram que receber tratamento médico;
8 – Da parte da direção do colégio nunca até ao momento se verificou uma tomada de posição pública em relação às preocupações dos encarregados de educação, transmitidas através do veículo de comunicação entre eles e a direção, na pessoa do diretor(a) de turma;
9 – Os encarregados de educação não foram informados da situação referida no ponto 7, mesmo tendo os seus filhos almoçado no colégio nesse dia, o que lhes vedou o conhecimento da origem de uma eventual má disposição revelada em casa nesse dia.
Os encarregados de educação abaixo assinados, determinados que estão a assegurar o regular funcionamento do serviço de refeições do colégio, vêm por este meio solicitar que:
A) A Direção do colégio nos informe sobre as ocorrências que envolveram o almoço que resultou em intoxicação alimentar de vários alunos e professores;
B) Seja agendada com caráter de urgência, uma reunião, com representantes dos encarregados de educação, da empresa responsável pela alimentação e a Direção do colégio, por forma a ultrapassar as questões acima identificadas;
C) Seja dado conhecimento dos desenvolvimentos e conclusões das entidades competentes que avaliaram as amostras de comida, na medida em que se trata de matéria do interesse dos alunos e encarregados de educação, para além de que, sendo o almoço pago por nós, nos assiste o direito a conhecer todos os contornos da situação;
D) Que se estabeleça um compromisso para o futuro imediato relativamente ao fornecimento de almoços no colégio, a acordar entre as partes (Direção, entidade fornecedora e encarregados de educação), no sentido de proteger os interesses dos educandos em matéria de alimentação;
E) Monitorizar regularmente o fornecimento do almoço, recorrendo se necessário à recolha da opinião dos educandos.
Sem prejuízo do disposto supra, os abaixo assinados reservam-se o direito de tomar as medidas tidas por convenientes, caso se verifiquem outras ocorrências ou caso não haja resposta a esta iniciativa, bem como interpelar as entidades legalmente competentes em matéria de segurança alimentar, no mais alto interesse dos nossos educandos.

Com os melhores cumprimentos.

Esta petição foi criada em 29 outubro 2014