Petição contra a restrição à circulação de veículos anteriores ao ano 2000 em Lisboa

Para: Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo Senhor Presidente da CML

Foi anunciado pela Câmara Municipal de Lisboa, a intenção de alargamento das restrições à circulação em determinadas zonas da capital para veículos anteriores ao ano 2000, ao abrigo do programa Zona de Emissões Reduzidas (ZER). A implementação deste programa anti-poluição é suposto entrar em acção já em Novembro, após aprovação que ainda tem de ser feita pelo executivo camarário.
Desta maneira, serão afectados todos os veículos (incluindo motos) com data de fabrico anterior ao ano 2000, que serão proibidos de circular na zona compreendida entre a Avenida da Liberdade e a Baixa de Lisboa, com excepções dos moradores da zona e condutores de táxis.
Todos os outros veiculos que não estão abrangidos por esta excepção, que também pagam os seus impostos, o seu IUC, o seguro obrigatório e todas as demais necessidades para poder ter o carro em circulação, não têm de ser penalizados e nem todos são ricos para poder andar a trocar de carro ou moto, só porque tem mais de 15 anos.
Esta petição pretende travar a implementação do alargamento das restrições à circulação para veículos anteriores ao ano 2000 e preferencialmente, anular também as restrições anteriores.

Esta petição não foi escrita ao abrigo do acordo ortográfico

Esta petição foi criada em 24 setembro 2014
1 595 Pessoas