Inclusão da vacina preventiva da Meningite B no Plano Nacional de Vacinação

Para: Exmo. Sr. Ministro da Saúde; Exma(o)s. Sra(e)s. Diretores Direção Geral de Saúde

Crê-se que esta Petição é de interesse geral uma vez que se trata de um assunto de caráter e saúde pública.

A meningite é um problema de saúde pública dada a sua índole agressiva, sendo a meningite B a principal causa de doença meningocócica e septicémia no mundo desenvolvido. Os sintomas iniciais são praticamente impercetíveis e a progressão clínica da doença galopante, podendo surgir repentinamente em indivíduos anteriormente saudáveis.

A vacinação é, por isso, a melhor forma de prevenção da meningite, potencialmente epidémica e fatal em apenas 24 horas. A vacina contra o meningococo do grupo B disponível em Portugal tem um custo associado de aproximadamente 100€ cada unidade.

Se uma pequena minoria da famílias portuguesas pode efetuar este tipo de investimento preventivo. A grande maioria da população não tem como vacinar as suas crianças, jovens ou adultos contra esta bactéria, o que por sua vez, propícia que a maior parte de nós estejamos vulneráveis perante esta ameaça.

É portanto, de extrema importância que esta vacina seja rapidamente incluída no Plano Nacional de Vacinação de forma a evitar mortes e danos irreparáveis na saúde das gerações atuais e vindouras. Vamos prevenir e não remediar.

Esta petição foi criada em 28 agosto 2014
3 786 Pessoas