Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PELO ENCERRAMENTO DA PRAÇA DE TOUROS DE ALBUFEIRA

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara de Albufeira

Nós, eleitores do Concelho de Albufeira, Nós Cidadãos Portugueses e Estrangeiros residentes neste país, vimos por este meio pedir o IMEDIATO ENCERRAMENTO Da Praça de Touros de Albufeira, algo que está no seu poder efectuar.
Relembro V. Ex. que em Barcelona e a pedido dos residentes e Cidadãos a Praça de Touros foi encerrada pela Câmara dessa cidade.
O mesmo pode e deve acontecer em Albufeira especialmente considerando que:


a) O Algarve é reconhecido a nível mundial como um lugar de paz, de tranquilidade e de bem-estar, onde se desfruta do contacto com a natureza e com as simpáticas gentes do Algarve. E que todos os que aqui vêem, dos mais diversos lugares deste Planeta, pretendem gozar da beleza e harmonia desta região e das suas gentes.

b) As corridas de touros que aqui se realizam impressionam da pior maneira muitos dos turistas que, fruto de uma publicidade enganosa que os seduz, negando a crueldade da tourada, acabam por ingenuamente a ela assistir, ficando de tal modo chocados que nunca mais voltam a tal espectáculo e, provavelmente, nem à nossa região, nem a este país onde tal é permitido. E que potenciais turistas estrangeiros decidem que não querem visitar Portugal porque o seu sentido de ética os desaconselha de virem a um país de touradas.

c) Portanto, é muito grave que uma vivência positiva e harmoniosa que os nossos visitantes procuram, seja depois manchada pelo sangue e pelo sofrimento de animais inocentes que para aqui são trazidos à força e massacrados com o único intuito de manter um negócio caduco e sangrento para o benefício de apenas uns poucos.

d) É comprovada e reconhecida pela Ciência (biologia, medicina veterinária, ciência do comportamento animal, neurologia) a apurada senciência de animais não humanos, nomeadamente de touros e cavalos, numa dimensão tão ou mais elevada que a dos seres humanos, pois os touros e os cavalos são seres dotados de um sistema nervoso muito desenvolvido, experimentam emoções, possuem sentimentos, são seres conscientes, sofrem psicológica e fisicamente. (Ver a “Declaração de Cambridge”, de 7 de Julho de 2012, da Cimeira de Especialistas reunidos em Cambridge sobre a Consciência Animal). Portanto ansiedade, pânico, claustrofobia, fúria, fome, sede, esgotamento, dor, são sensações compartilhadas pelo homem, pelo touro e pelo cavalo. Antes, durante e depois das práticas tauromáquicas, os animais são obrigados a experimentar tudo isto.

e) Considerando que a Humanidade progride, e que com esse progresso, também a preocupação com o bem estar animal e com harmonia entre humanos, não humanos e a natureza tem assumido uma importância crescente nos dias de hoje e nas sociedades mais evoluídas, de onde são oriundos muitos dos que escolhem a bela região do Algarve para passarem as suas férias ou até para aqui viverem.

f) Por outro lado, e não de somenos, o conhecido facto de a Praça de Touros de Albufeira possuir infraestruturas que deixam muito a desejar em termos da melhor segurança das pessoas que a frequentam. Pelo que qualquer espectador, nacional ou estrangeiro, corre o risco de ter a sua integridade física em perigo durante o espectáculo tauromáquico.

g) Apesar do Decreto Lei n.º 23/2014, de 14 de Fevereiro vir regulamentar os espectáculos tauromáquicos como sendo para maiores de 12 anos, continuar a ser frequente a afluência de crianças de terna idade, facto que, para além de violar a lei, aliado às questionáveis condições das infraestruturas referidas em f) deixa prever que em qualquer momento próximo o Algarve possa vir a ser notícia nos Media internacionais pelos piores motivos algo que NÃO desejamos já que nos orgulhamos da nossa região e desta cidade…

h) Uma opinião publica internacional positiva é absolutamente crucial para garantir a afluência de visitantes e turistas à Região do Algarve, pois constitui a base vital da economia da Região, e que portanto um acidente na Praça de Touros de Albufeira, nomeadamente com crianças ou adultos de nacionalidade estrangeira, constituiria um forte abalo para a reputação desta região, e do nosso País, bem como para a sua economia e o seu futuro.

Os abaixo assinados vêem por este meio solicitar o encerramento imediato da Praça de Touros de Albufeira, em primeiro lugar para evitar uma tragédia que pode ocorrer em qualquer momento, e também porque gostaríamos todos de passar a ser vistos, no Algarve e em Portugal, como fazendo parte das sociedades evoluídas que respeitam a vida, a natureza e a convivência harmoniosa entre todos os seres neste Planeta – que queremos serem os valores do futuro e do progresso da Humanidade. De modo que todos os algarvios e portugueses, e que todos os que nos escolhem como destino de férias ou para aqui viverem em paz e com tranquilidade, possam sentir que estão no lugar certo, num lugar seguro, e num lugar com futuro.

Nome completo:____________________________________________________________________
Número de Cartão de Cidadão/BI e data de validade: __________________ ____/ _____/ ______
Numero Eleitor___________
Num. Tel ________________
Morada__________________



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 28 Julho 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.376 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.