O Trabalho em Call-Centers é uma Profissão de Desgaste Rápido!

Para: Ex.Sr. Presidente da Assembleia da República

Petição: O Trabalho em Call-Centers é uma Profissão de Desgaste Rápido!

De: Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center

Para: Exma. Srª. Presidente da Assembleia da República

Os Call-Centers estão a expandir-se em Portugal, e o número de trabalhadores neste ramo de actividade também. Ao contrário do que se pensa, esta actividade profissional não é temporária, nem exclusiva a jovens à procura do primeiro emprego. Existem pessoas que trabalham há décadas em Call-Centers e cujas carreiras são feitas em Call-Centers.

Trata-se de uma profissão sujeita a um grande desgaste, pressão e stress, em geral é mal remunerada, onde predomina a precariedade, o que é mais uma forma de desgaste, pressão e de intimidação.

É possível provar que os espaços onde estas actividades são exercidas, tal como, os instrumentos de trabalho não têm condições de higiene e levam a problemas respiratórios, auditivos e de visão. Vários estudos comprovam que esta profissão é de grande exigência psíquica e emocional, levando a baixas médicas prolongadas por esgotamentos, depressões e Burn Out.

Ao contrário do que acontece em outros países, em Portugal o nosso trabalho não é reconhecido como uma profissão pelo que existe um vazio legislativo nesta matéria. É urgente reverter esta situação para garantir o mínimo de dignidade aos trabalhadores de Call-Centers.

Por isso, os abaixo-assinados apelam aos deputados da Assembleia da República que legislem no sentido de reconhecer o trabalho em Call-Centers como:

1. Consagrar o estatuto de profissão de desgaste rápido para o trabalho em Call-Center;

2. Limitar como máximo 75% do horário laboral em linha por jornada de trabalho;

3. Garantir direito a 6 minutos (10%) de intervalo por cada hora em linha.

Esta petição foi criada em 17 Julho 2014
8.042 Pessoas