Petição Psicologia Psicodinâmica - Ordem dos Psicólogos Portugueses

Para: Ordem dos Psicólogos Portugueses

Exmo. Sr.
Bastonário da Ordem dos Psicólogos

Actualmente em Portugal, os psicólogos de formação e orientação psicanalítica constituem uma vasta comunidade de profissionais, desempenhando activamente cargos muito diversos nos meios académicos, em sociedades científicas, em instituições do campo da saúde, da justiça, da acção social, da educação, entre outras. Um número muito significativo desenvolve ainda trabalho clínico em regime privado.
A sua formação é habitualmente longa, rigorosa e consideravelmente dispendiosa, repartida por múltiplas sociedades, universidades ou outras comunidades científicas de reconhecimento internacional. E talvez por isso a unidade da sua representação entre nós tarde a ganhar expressão e legitimidade.
No contexto europeu existem já há muito diversas federações que procuram congregar o esforço formativo em psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica e a promoção da investigação científica, como sucede na European Federation of Psychologists, ou na European Association for Psychotherapy e ainda na European Federation of Psychoanalytical Psychotherapy. Nalguns países, pelo número elevado de colegas, encontramos mesmo associações de profissionais inseridos em temáticas mais relevantes, como é exemplo a Association for Psychoanalytical Psychotherapy in the National Health Service no Reino Unido, que pretende representar e defender o interesse dos seus associados. Nos Estados Unidos da América, na American Psychological Association existe uma divisão dedicada à psicanálise e abordagem psicodinâmica (Division 39 – Psychoanalysis), que procura responder às necessidades deste grupo de profissionais.

Julgamos que na realidade Portuguesa se torna urgente que a Ordem dos Psicólogos possa assumir a representação dos psicoterapeutas de formação psicanalítica, contemplando as devidas especificidades no seu reconhecimento legítimo como psicoterapeutas, bem como a defesa das suas práticas.

É com este propósito que solicitamos ao excelentíssimo senhor Bastonário da Ordem dos Psicólogos que contemple a psicoterapia psicodinâmica nos grupos de especialidade a constituir.

Esta petição foi criada em 18 Janeiro 2012