Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Instituir o Dia Nacional da Esterilização Animal

Para: Presidente da Assembleia da Republica

Excelentíssimo
Senhor Presidente da Assembleia da Republica,

O facto dos animais vadios constituírem um perigo para a Saúde Pública
implica que estes sejam sistematicamente recolhidos da rua e eutanasiados pelas Autarquias, ou, sofram uma morte dolorosa por atropelamento ou doença.
Para mudar este cenário sabe-se por estudos feitos em Portugal(1) e no estrangeiro ser necessário a implantação de um programa de controlo reprodutivo em canídeos e felídeos a longo prazo através da sua esterilização, conjuntamente com uma política de educação e sensibilização sobre a actual situação de sobre-população animal.
A esterilização consiste numa simples cirurgia que os incapacita de reproduzir e que secundariamente traz comprovados benefícios à saúde do próprio animal.

Propomos assim a V.Ex.a a instituição do Dia Nacional da Esterilização, no dia 22 de Fevereiro, à semelhança do que já acontece nos Estados Unidos da América e em 20 países onde esta data é celebrada.
Neste dia sensibilizar-se-à a população detentora de animais para a necessidade da esterilização dos animais, assim como, facilitar-se-à o acesso à esterilização por quem economicamente o não consiga fazer.

(1) "Estudo prévio para a implantação de um programa de controlo de reprodução" Rodrigues, FMC; FMUP 2007

Os signatários,


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
661 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.