Petição INTERNET RÁPIDA PARA TODOS

Para: Portugal Telecom

"Nunca vimos antes um país unir esforços desta maneira para avançar com a tecnologia de fibra. Quando ouvi dizer que Portugal tinha assinado um protocolo para aderir à fibra óptica no início do ano passado, estávamos nós a começar os preparativos para a conferência. Devo admitir que nunca imaginei que avançaria a esta velocidade", disse Hartwig Tauber.

"Apenas um ano depois, Portugal conseguiu entrar no ranking dos países no topo" desta tecnologia", acrescentou o responsável, admitindo nunca ter visto um país "avançar tão rapidamente". 2010-02-26

A transcrição acima naturalmente fala de um pais que se resume a Lisboa e Porto. Porque vivo numa zona de Portugal que não se revê neste avanço super-sónico da fibra óptica.
Vivo nas Moitas uma aldeia do concelho de Proença-a-Nova, como tantas outras que fazem parte do interior de Portugal. Fica apenas a 200Km de Lisboa e acreditem que podem percorrer 180 km sempre em Auto-Estrada (A1 e A23) e o restante por estrada nacional. Falo-vos de uma terra que não fica isolada, onde o acesso apenas se faz por via avião, ou então por meios de transporte de todo o terreno, ou onde não há electricidade nem água potável. É uma aldeia como milhares de outras que existem por este país fora, até um pouco mais evoluída "teoricamente", isto porque?
Há sensivelmente dois anos quando foram realizadas obras de pavimentação e requalificação foram já instaladas linhas da fibra óptica na aldeia, mas até hoje nunca ligada…… e porque? Será que não existe nesta aldeia pessoas suficientes para que a Portugal Telecom PT obtenha lucro com o negócio, ou preferem gastar dinheiro a telefonar para casa das pessoas a perguntar se querem comprar pacotes de serviços que incluem (Telefone+TV+ Internet) quando nem existe internet e televisão por cabo? Evitem ter estas atitudes telefonem sim, mas para perguntar quantas pessoas estão interessadas para activar o serviço da Fibra óptica. Assim provavelmente irão conseguir fazer negócio. Acreditem que se colocarem esta pergunta muitas irão dizer que sim, e não será apenas nesta aldeia …
O objectivo desta petição pública é o de expressar o desejo dos signatários para que as entidades competentes activem a Fibra Óptica nas aldeias de Portugal onde já se encontra instalada e proporcionar que outras zonas do país venham num futuro muito próximo a usufruir destas condições.
Queremos contribuir para que as próximas noticias sejam que Portugal entrou no ranking dos países onde a cobertura de Fibra Óptica “Activa” é maior.

Esta petição foi criada em 20 janeiro 2011