Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição CONTRA O ABATE DAS ÁRVORES DO ANTIGO LYCEU CAMÕES

Para: Responsáveis pela remodelação da escola

CONTRA O ABATE DAS ÁRVORES DO ANTIGO LYCEU CAMÕES

Depois de cem anos de história do Lyceu Camões o plano de remodelação deste edifício, obra que será gerida pela Parque Escolar, pretende abater grande parte, senão todas, as presentes árvores da nossa escola. Porque as árvores do Camões fazem parte de um património identitário incontornável é urgente a sua preservação.

As árvores, nomeadamente os plátanos, são um elemento fundamental para a interpretação do espaço e do tempo da escola, a nível paisagístico, de fruição colectiva de uma zona verde singular, e a nível patrimonial e histórico, como motivo agregador de atenções de todos aqueles que com elas contactaram, de onde inclusive, resultaram referências literárias directas à sua presença. São insubstituíveis naquilo que hoje representam.
A “Alameda das Tílias” é outro conjunto de árvores que corre sério risco, assinalável no contexto de memória do espaço e do tempo da escola. Contribuem também para uma ambiência característica, para um microclima urbano e um controlo da passagem das estações do ano que experienciamos.
Entre as árvores que encontramos na escola destaca-se ainda a presença de um exemplar, uma coralina, digna de registo no contexto arbóreo da cidade de Lisboa. A coralina faz parte de um património botânico associado às origens da escola, ao seu primeiro reitor, Ruy Telles Palhinha, sendo um eco da sua paixão.

Tendo em conta tudo isto, porque as árvores do Camões são seres vivos com História que respeitamos, vimos por este meio expressar a nossa vontade: queremos que estas árvores continuem a ocupar o seu lugar na escola.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
553 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.