Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição SUSPENSÃO DAS PORTAGENS NA A8 (TROÇO MALVEIRA-LOURES)

Para: MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS

ASSUNTO: ABAIXO-ASSINADO PELA SUSPENSÃO DE PORTAGENS NA AUTOESTRADA DO OESTE


Autoestrada 8 (A8), também conhecida por Autoestrada do Oeste, serve milhares e milhares de torrienses, que diariamente se deslocam para Lisboa para aí trabalhar, estudar ou beneficiar de cuidados de saúde.

De acordo com o Relatório Preliminar do Observatório de Segurança das Cidades e Estradas, a concepção da A8, da responsabilidade de um Governo PSD, não se encontra isenta de críticas, quer ao nível do pavimento quer no que respeita ao seu traçado.

A acrescer ao facto da A8 ser considerada uma das Auto-Estradas mais perigosas do país, os seus utentes deparam-se ainda, no troço entre Torres Vedras e Malveira, com um valor de portagem de 17,9 cêntimos por Km, valor superior à média nacional, e, inclusivamente, ao troço entre Malveira-Loures (11, 4 cêntimos por Km).

Adicionalmente, e desde 27 de Novembro de 2008, encontram-se em curso obras de alargamento da A8 (no troço Malveira-Loures).

Estas obras, necessárias, e, aliás, impostas legalmente pela média diária de tráfego atingida, têm causado vários transtornos aos torrienses que transitam na A8.

Infelizmente, podemos hoje dizer que a A8 não se encontra com as condições mínimas de segurança que se exige, e, nesses termos, não presta um serviço de valor acrescentado aos seus utentes.

Constata-se que, nos tempos mais recentes, e de uma forma muito regular, se verificam acidentes na zona intervencionada, tendo resultado, ainda no passado dia 18, uma vítima mortal (quando apenas se encontravam disponíveis uma faixa de rodagem em cada sentido).

O PSD de Torres Vedras decidiu, assim, promover um abaixo-assinado (petiçãO) no sentido de exigir a suspensão imediata das portagens no troço Malveira-Loures e de serem asseguradas as condições de segurança.

Embora promovido pelo PSD, esperamos contar com o apoio de toda a população, de todas as associações do concelho, do CDS-PP, da CDU e dos socialistas que não se revêem nas posições tomadas pelo seu partido em Torres Vedras relativamente a esta temática.

Queremos recolher milhares de assinaturas e levá-las ao Ministro das Obras Públicas, por forma a demonstrar, através deste meio, o sentimento da população torriense.

Para a larga maioria dos torrienses, estamos certos, a situação actual é simplesmente vergonhosa. Sempre favoráveis ao princípio do utilizador-pagador, entendemos, contudo, e nesta fase, não ser justo pagar-se por um serviço que não nos é prestado.

Infelizmente constatamos que o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Miguel e os Deputados torrienses do PS à Assembleia da República, ao invés de defenderem os interesses dos torrienses junto do Governo, comportam-se como “embaixadores” do Governo e do PS Nacional junto dos torrienses.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
7.479 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.