Mais segurança na "descida de Brenha" - EN 109

Para: Câmara Municipal da Figueira da Foz, Estradas de Portugal

Exms srs,

O troço da EN 109 conhecido por "descida de Brenha", entre o cruzamento para esta freguesia e o final da nova variante de Tavarede, já se tornou tristemente célebre como a "estrada da morte" da Figueira da Foz.
Nas ultimas semanas foram diversos os acidentes que ali ocorreram, com muitos feridos ligeiros, graves e até mesmo vitimas mortais. Ao longo dos últimos anos, muitas pessoas, na sua maioria jovens, perderam ali a vida, em acidentes que muito ficam a dever à má qualidade da estrada, falta de marcações e iluminação, velocidades médias elevadas e excesso de tráfego.
O toço em causa consiste num plano inclinado com uma curva fechada a meio, que de um dos lados recebe transito oriundo da nova via rápida de Tavarede, em elevadas velocidades. Está ladeado por muitas empresas, lojas e colectividades com acesso directo aquela estrada. Por ali circulam diariamente milhares de automóveis e camiões, numa estrada de faixa simples e totalmente precária em termos de segurança rodoviária. Durante a noite, a via está na mais absoluta escuridão, o que, aliado à péssima marcação do piso, ausência de bermas de segurança, constantes cruzamentos e falta de limitadores de velocidade, constitui uma armadilha mortal para muitos condutores.
Assim, o grupo de cidadãos abaixo assinado vem por este meio exigir das autoridades competentes - Câmara Municipal da Figueira da Foz e Estradas de Portugal EP-, a intervenção urgente naquele troço de estrada para garantir a melhoria das condições de segurança de quem ali passa diariamente. É necessário iluminar a estrada, requalificar parte do piso, colocar semáforos de controlo de velocidade, melhorar a sinalização horizontal e vertical, criar faixas de acesso.
Entendemos que as intervenções aqui propostas em nada colidem com o projecto de reconstrução existente, pois não existe ainda data provável para o lançamento da obra. Entretanto, vai morrendo gente na estrada da morte da Figueira da Foz.

Esta petição foi criada em 23 fevereiro 2015