Entrega da Ordem do Infante D. Henrique ao Mestre H. Mourato

Para: Presidente da República

Sua excelência Sr. Presidente da República Portuguesa e Grão-Mestre de todas as Ordens Honoríficas Portuguesas
Prof. Doutor Macelo Rebelo de Sousa

Conforme define a Constituição da República Portuguesa no Artigo 134.º da Constituição da República Portuguesa, e de acordo com a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, a concessão de qualquer grau das Ordens Honoríficas Portuguesas é da exclusiva competência do Presidente da República, assim um grupo de cidadãos portugueses vem pelo presente apresentar a V. Exa uma Petição para entrega de Comenda da Ordem de Dom Henrique ao Mestre H. Mourato, pelos serviços prestados a cultura portuguesa em Portugal e além-fronteiras, nos seus mais de 50 anos de carreira artística.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

Acreditamos que o Mestre H. Mourato é merecedor deste reconhecimento, pelo que apresentamos um pequeno resumo da sua carreira artística

Henrique António Afonso Mourato, (Mestre H: Mourato) é um pintor, escultor, desenhador e gravador, nasceu em Santiago do Cacém a 10 de Maio de 1947.
Começou a pintar em Almada, começando na mesma altura a frequentar o Atelier da Costa da Caparica de Manuel Cargaleiro, assim como o atelier de Artur Bual na Amadora realizou a sua primeira exposição em 1967 em Almada.
Tem o Curso de Gravura na Cooperativa Nacional de Gravadores,
Tem exposto individual e colectivamente desde 1967, contando no seu curriculum com inúmeras exposições.
Tem exposto internacionalmente na Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino-Unido, Polónia, Japão e Brasil entre outros.
Conta com alguns prémios e menções honrosas.
Esta representado em museus tais como:
Museu de Arte Contemporânea – Sabugal; Museu Francisco Tavares Proença Júnior; Museu Municipal Santiago do Cacém; Museu Municipal Portalegre; Museu Municipal Escultor Martins Correia; Museu Biblioteca Marquês de Pombal; Museu Municipal Manuel Cabanas; Museu Angra do Heroísmo – Açores; Graceland – Elvis Museum (Memphis – U.S.A).
Assim como em Organismos Públicos tais como:
Governo Regional dos Açores; Consulado Português na Praia – Cabo Verde; Universidade dos Açores – Sala de Estudos Nemesianos; Casa Fernando Pessoa – Lisboa; Escola Superior de Dança – Lisboa; Biblioteca Municipal Camões – Lisboa; Biblioteca Municipal David Mourão – Ferreira – Lisboa; Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém; Biblioteca Fórum Romeu Correia – Almada; Fundação Mário Soares – Lisboa; Associação Agostinho da Silva – Lisboa; Associação de Escritores Portugueses – Lisboa; Associação Cultural Encontros da Eira – Madeira; Associação 25 de Abril – Lisboa e Pinacoteca do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo – Espanha.

Ao longo deste 50 anos de carreira artística ilustrou mais de 200 capas e livros, CD´s, capas de revistas e jornais.
Foi e é Ilustrador e Colaborador de muitos vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e ainda jornais on-line e blogs.
Autor de cenários para peças de teatro e bailados, tendo feito um cenário para a Escola Superior de Dança, apresentar na Expo 98.
É autor de uma dezena de esculturas ao Ar livre na região de Coimbra e de painéis de azulejos públicos espalhados pelo nosso país.
Vem representado em inúmeros livros e dicionários de Arte Plásticas quer nacionais quer estrangeiros.
Autor dos livros:
Desenhos e Guaches da IAG Editora de 1995,
Retratos Com-tratos: Álbum de escritores Edição da Câmara Municipal de Lisboa de 2000.
Fernando Pessoa desenhos Edição Calçada das Letras em 2015.
Desenhos com traços Edição Edeia Fixe em 2015.
Em pelos serviços prestados a Cultura.
Foi atribuído as seguintes medalhas de Mérito:
1994-Medalha de Prata da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
1995-Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira
2006-Foi-lhe atribuído o título de Comendador Patrono dos Museus do Vaticano,
2009 - Medalha de Ouro de Júbilo de SAR Rei Kigeli V do Ruanda.
2009-Medalha da Ordem Nacional de Escritores do Brasil;
2010-Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Góis.
2011-Medalha de Mérito de SM Rainha D. Maria Pia de Savoia de Bragança.
2011-Medalha de Mérito Cultural da Associação Portuguesa de Esperanto.

Agradecendo desde já

Lisboa, 1 de Março de 2016