Contra o encerramento das Esquadras da PSP nos bairros do Condado e da Flamenga

Para: Ministro da Administração Interna, Comandante da PSP, Presidente da Junta de freguesia de Marvila, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Os abaixo-assinados, moradores e comerciantes dos bairros do Condado, da Flamenga e restante freguesia de Marvila, preocupados com as notícias acerca do encerramento das esquadras n° 16 e 38 da PSP, situadas nesses bairros, protestam veementemente contra essa possível decisão e vêm dizer que não aceitam mais uma medida contra quem aqui vive e trabalha.
Depois dos CTT, parece seguir-se agora as esquadras pondo em causa um principio fundamental da segurança, o policiamento de proximidade.
A concretizar-se tal encerramento, a insegurança irá aumentar em especial entre a população, maioritariamente idosa; é de recear que haja mais assaltos e que se criem as condições para o recrudescimento de actividades ilícitas - roubos, tráfico - criando uma instabilidade e insegurança entre as populações residentes e visitantes.
Estas esquadras são de fundamental importância para quem vive e trabalha nesta área. Não se pode esquecer, muito menos ignorar, as características destes bairros, as creches, jardins de infância e as escolas do 1° ciclo que aqui se situam.
Do governo, da CML, da Junta de freguesia, da PSP e de todas as entidades que possam ter uma palavra a dizer, exige-se que seja assumido o compromisso de que as esquadras não vão encerrar e pelo contrário serão dotadas dos meios essenciais ao cabal desempenho das suas funções.
Marvila merece mais e melhor segurança das pessoas e bens também.

Esta petição foi criada em 17 Abril 2014