Petição Pública
Utilização do património para eventos culturais | Caldas da Rainha

Assinaram a petição 829 pessoas
No seguimento da edição de 2023 do Caldas Late Night, foi perceptível uma determinada coação para que a gestão do Património Histórico das Caldas da Rainha se abstivesse da atividade artística e cultural existente na cidade. Na composição dos argumentos dados, mencionam o dever de se focar exclusivamente na preservação do património.
Serve a presente petição para apelar às entidades envolvidas, nomeadamente à gestão do Património do Hospital Termal das Caldas da Rainha e o Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. - Unidade de Caldas da Rainha, que continuem a ter um papel ativo nos eventos culturais e artísticos da cidade.

Ao longo dos últimos anos o Museu do Hospital Termal, assim como outros espaços administrados por esta mesma entidade, têm sido cruciais para dar espaço e palco a inúmeros artistas em diversos momentos, nomeadamente no Caldas Late Night, uma das maiores mostras livres de artistas do país.

Este tipo de colaboração tem um impacto extremamente positivo em diversas vertentes.
Renovação do património: Estes eventos trazem novas perspetivas e interpretações do património da cidade, desafiando as visões tradicionais e abrindo espaço para um diálogo mais rico e inclusivo sobre o passado. Deste modo, pode ajudar a atrair um público mais diverso para os espaços museológicos e fomentar um maior apreço pela história local.


Diálogo intergeracional: Ao integrar o património em eventos contemporâneos, como festivais de música ou performances artísticas, é possível criar pontes entre as gerações e tornar o passado mais acessível e atraente para o público jovem. Consequentemente, ajuda a garantir que o património da cidade continue a ser valorizado e preservado para as gerações futuras.


Dinamização da vida cultural: A utilização de espaços históricos para eventos culturais, contribui para a vitalidade da vida cultural da cidade, atraindo visitantes e criando oportunidades para a comunidade local se envolver com a arte e a cultura. Trazendo um impacto positivo na economia local e na reputação das Caldas da Rainha como um destino cultural vibrante - e cidade integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco.


Liberdade artística: É fulcral defender a liberdade artística e o direito dos artistas se expressarem em diferentes espaços, incluindo aqueles com valor histórico. Restringir o acesso a esses espaços, limita a criatividade e a inovação cultural. Assim sendo, leva-nos a questionar qual será a história e cultura a ser produzida e como será o espaço museológico no futuro.


Reconhece-se a importância de respeitar e preservar o património histórico, é de igual forma, que nesse sentido se destaca o trabalho de colaboração que tem vindo a ser desenvolvido. Nestes eventos procede-se a atividades de limpeza, que contribuem não só para a sua manutenção, como para que a comunidade conheça, valorize e proteja estes locais. Desmotivando, igualmente, a vandalização, que se tem vindo a verificar.


Apelamos, desta forma, às entidades gestoras que analisem cuidadosamente o impacto positivo do incrível trabalho que tem vindo a ser realizado. Invocamos para que a utilização destes espaços continue a estar disponível para eventos, como o Caldas Late Night, e outros que possam contribuir para a cidade continuar a ser relevante artística e culturalmente, como é desde a criação dos espaços museológicos e respetivas peças de arte e história.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop