Petição a favor da Banca Ética em Portugal

Para: Assembleia da República

Pela presente petição pretende-se que sejam efetuadas todas e quaisquer alterações que se revelem necessárias, ou que venham a ser consideradas necessárias de ser efetuadas, na legislação referente à atividade bancária portuguesa de modo a permitir a implementação em território português de instituições bancárias e/ou financeiras que se regem exclusivamente pelo modelo de Banca Ética.

Define-se Banca Ética como sendo, toda e quaisquer instituição bancária e/ou financeira em que os seus investimentos e empréstimos tem por objetivo a promoção de um desenvolvimento sustentável, ou seja, que tomam em linha de conta os impactos da sua ação a nível social e provocam o menor impacto ambiental negativo possível, sendo que, periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, dão conhecimento público, sob a forma de um relatório de contas gratuito e disponível online, de todos e quaisquer investimentos e empréstimos efetuados no período transato.

Esta petição foi criada em 20 setembro 2012