Petição Pedido de Reabertura do Processo "Apito Dourado"

Para: Ministério Público e UEFA e à FIFA

O caso Apito Dourado é um escândalo de corrupção no meio do futebol português que emergiu em 2004. Relacionado com o caso existe o Apito Final, um homólogo do tribunal desportivo. Este processo baseou-se em casos de corrupção relacionados com os escalões inferiores do futebol português, nomeadamente o Gondomar Sport Clube. Para além destes também o F.C. Porto e o Boavista seriam visados, visto que foram detetadas escutas telefónicas comprometedoras, que viriam a ser disponibilizadas no YouTube.
As investigações acabariam a incriminar Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, e Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista Futebol Clube e da Liga Portuguesa de Futebol. Apesar de condenado em instâncias desportivas, o Futebol Clube do Porto e o seu presidente foram ilibados nos tribunais civis, tal como o Boavista e o seu ex-presidente João Loureiro. Todavia, as escutas, ignoradas nesses julgamentos, lançariam mais suspeitas sobre os meandros do futebol português e a Justiça em Portugal.Em Dezembro de 2006, a antiga companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado, escreveu um livro, Eu, Carolina, em que acusa o ex-companheiro. Este livro seria utilizado como base de várias acusações que o presidente dos dragões sempre negou. Estas incluíam, entre outros dados, o tráfico de influências, agressões a dirigentes desportivos, a coação sobre equipas de arbitragem, assim como o pagamento de orgias com prostitutas a árbitros para beneficiação do FC Porto, ainda que não apresentassem quaisquer provas em que se suportassem. As acusações foram consideradas infundadas por parte dos tribunais civis.
Os crimes estão a prescrever e a injustiça e a viciação dos resultados e as más arbitragens continuam. Erros graves que decidem campeonatos e nada, mas mesmo nada foi feito para punir os autores destes crimes. O futebol português ficou manchado por este caso e nada foi feito para recriminar aos autores destes crimes. Gozam ainda de um estatuto de heróis para os adeptos dos seus clubes, pois à custa deste crime alguns clubes conseguiram ganhar muitos títulos nacionais e internacionais.
Nós verdadeiros adeptos do futebol pedimos a reabertura do processo “Apito Dourado”, para que a corrupção no futebol tenha um fim. Para que acabe a incerteza do mérito desportivo de algumas equipas e para que os culpados sejam verdadeiramente julgados e punidos severamente pelos crimes que cometeram.

Esta petição foi criada em 20 maio 2013
1 849 Pessoas