Petição Pela Abolição das Touradas e de todos os Espetáculos com Touros na Cidade do Porto

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto

Considerando que:

- O animal é um ser que sofre, sente alegria e tristeza, fica nervoso, cria relações de amizade e de inimizade, brinca e gosta de ser acariciado, tem por vezes um grande sentimento de gratidão, sendo por isso considerado um ser senciente;

- Existem estudos vários que relacionam a prática e a aceitação da violência contra os animais com uma predisposição para a prática e a aceitação da violência contra seres humanos;

- Nos termos da Lei 92/95 (alterada pela Lei 92/2002) é proibida toda a violência injustificada contra animais, considerando-se como tal todos os atos desnecessários destinados a produzir a morte ou o sofrimento prolongado ou graves lesões a um animal;

- É injustificável o regime excecional previsto para a tourada previsto no citado diploma legal, porquanto prevê o n.º 2 do seu art.º 3 que “É lícita a realização de touradas…”;

- A existência de touradas em pleno séc. XXI transmite à comunidade internacional uma imagem de um Portugal arcaico, de práticas e costumes bárbaros;

- A abolição das touradas é um acto de coragem e revela grande humanismo, sensibilidade e respeito pela natureza e pelas criaturas que estão à nossa mercê;

Embora não exista uma tradição tauromáquica na cidade do porto, ainda em 2008 foi realizado um Rodeio, que em nada dignificou o nome e a história desta cidade. A cidade do Porto deve estar na vanguarda da cultura, uma cultura que tenha como base a criatividade artística do ser humano e deve assumir de forma clara que não se revê na festa tauromáquica, que nada mais é do que um espetáculo bárbaro e um ato de cobardia do Homem sobre um animal indefeso.

Vimos por este meio solicitar que seja apresentada à Assembleia Municipal do Porto uma proposta de tornar o Porto uma cidade anti touradas. Que direta ou indiretamente, sob forma alguma a Câmara do Porto apoie, divulgue, se associe ou permita a realização de quaisquer eventos tauromáquicos na cidade do Porto.

Esta petição foi criada em 13 Fevereiro 2013