Petição Via utilitária ciclável entre o Parque da Paz e a Costa da Caparica

Exma. Senhora
Presidente da Câmara Municial de Almada
Maria Emília Neto de Sousa

Almada destaca-se a nível nacional e internacional na sua ação pela mobilidade, onde o Plano Amada Ciclável é seguramente uma referência. O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010 é também um bom exemplo do reconhecimento do esforço e qualidade das intervenções lideradas pela sua Equipa Executiva.

Os cidadãos abaixo assinados que moram, trabalham, estudam, ou de alguma outra forma vivem no Concelho de Almada, vêm propor incluir uma nova via no Plano Amada Ciclável, que entendem ser de grande importância para a vivência e usufruto de infraestruturas existentes no Concelho e que, simultaneamente, muito dignificaria o Concelho gerido por V. Exa.

Propomos a construção de uma nova via utilitária, com pista para peões e para bicicletas, paralela ao IC 20 (Via Rápida Almada - Costa da Caparica), que ligue o Parque da Paz à Costa da Caparica, dois dos mais importantes locais de lazer do Concelho.

Entendemos que, sem detrimento de outros acessos que venham a ser identificados como necessários ou apropriados, a nova via deveria ter ramais que permitam o acesso em boas condições de segurança ao Almada Forum e às Instituições de Ensino Superior que se encontram no percurso, nomeadamente ao Instituto Piaget em Almada, à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e ao Instituto Egas Moniz, no Monte de Caparica.

Almada orgulha-se da sua história em prol da mobilidade e acreditamos que esta nova via contribuirá significativamente para que esse orgulho não só perdure como cresça com as gerações futuras.

Esta petição foi criada em 10 agosto 2012