Petição Reconhecimento oficial do "Dia do Empreendedor" em Portugal

Para: Assembleia da República Portuguesa

Esta petição propõe à Assembleia da República Portuguesa, que seja reconhecido oficialmente o “dia do empreeendedor”, a 19 de Novembro de cada ano. É objectivo premiar e reconhecer a iniciativa e a visão daqueles que empreendem e por outro lado estimular e promover todos os que pretendem desenvolver novos projectos, negócios e criar valor.

O fomento do empreendedorismo passa por muito mais que os apoios ao investimento ou ao financiamento disponibilizados. Sendo um indivíduo “empreendedor” aquele que procura a sua satisfação pessoal com a ruptura do existente e através do processo criativo, há todo um conjunto de factores de ordem social e política que devem atender à evolução, facilitando-a.

O empreendedor arrisca diariamente, normalmente não está acomodado, antes desenvolve negócios, cria emprego, define caminhos e toma decisões. O empreendedor vive hoje um ambiente de grande adversidade, a começar por uma conjuntura económica recessiva, tem grande dificuldade em obter o financiamento necessário aos seus projectos e assume o risco associado ao seu negócio que normalmente caracteriza o arranque dos projectos.

O movimento que promove esta petição, “Empreenda por favor!” (www.empreendaporfavor.com), foi criado no início de 2011 e pretende encorajar e fomentar o empreendedorismo como desígnio nacional. O movimento já obteve mais de 5.000 inscrições nos seus eventos e acções, 3.000 pessoas já participaram em mais de 20 seminários de Norte a Sul do país, dos quais resultaram já mais de 300 negócios ativos. O movimento apoia assim o reconhecimento público do empreendedor, através da presente petição, à semelhança de outros países que também apostaram na celebração do dia do empreendedor.

Apoie a criação do Dia do Empreendedor, subscrevendo a nossa petição.

Pedro Santos
Movimento EmpreendaPorFavor!